Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

Salada de Quinoa, o alimento de excelência

 

 

IMG_1771.JPG

 

 

 

Quinoa o pseudo cereal de excelência, com pouca gordura e isenta de glúten, é um dos alimentos mais completos, muito proteico e por isso muito utilizada por vegans e vegetarianos que praticam musculação. É possível sim ser um desportista cruelty free saudável!

Cada 100 gramas de quinoa contêm 15 gramas de proteínas, 68 g de hidratos de carbono, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. É ainda rica em ómega 3, ómega 6, vitaminas, minerais e fibras.

Capaz de garantir a sensação de saciedade por muito tempo no organismo, auxiliam no controle da alimentação e na alta absorção de nutrientes no corpo.

É também ótima para o controle emocional, alivio de sintomas de tensão pré-menstrual e menopausa.

Há inúmeras receitas desde opções de pequeno almoço, para almoços, sobremesas e saladas como é o caso da receita que vos deixo. Ter esta iguaria à mão é muito prático para fazer refeições rápidas e saudáveis.

Fiz esta salada de quinoa e maça e com os ingredientes que tinha cá por casa. Digo-vos que ficou de lambuzar os beiços e foi um improviso da hora.

 

 

Ingredientes

 

½ chávena (chá) de Quinoa

1 chávena e ½ de chá de Água

1 colher (chá) de Sal

½ Maçã (picada)

4 colheres (sopa) de nozes

2 colheres (sopa) de Cebolinha Verde (picada)

1/3 de cebola

Azeite

Vinagre de maçã

Pimenta preta

1 ovo cozido

Azeitonas

sementes de sésamo q.b

Meio Pimento vermelho

Bacalhau cozido desfiado

 

 

 

IMG_1767.JPG

 

 

 

 

Modo de preparo

 

 

Colar a água a ferver com sal e acrescentar a ½ chávena (chá) de Quinoa por cerca de 20 minutos (deve ficar firme como o arroz).

Depois de pronta colocar num recipiente a quinoa, ½ maçã, as nozes, a cebola cortada em tiras, as sementes de sésamo, o ovo em pedaços, as azeitonas, o pimento e o bacalhau desfiado.

 

Temperar com 1 fio de azeite (se for caseiro melhor) e vinagre de maçã, pimenta preta.

Envolver tudo muito bem e desfrutar.

 

 

Esta receita foi preparada com ingredientes que haviam por casa, o chamado esvazia frigoríficos. Podem improvisar e criar as vossas com mais vegetais para ser ainda mais equilibrado.

 

Bom apetite!