Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

Como lidar com um trabalho que te "suga a vitalidade"?

 

nkjnkjnkjnk.JPG

 

 

 

Sabem que mais, estou muito contente por receber sugestões para novos posts e como tal é com muito carinho que me dediquei a este post. 

O tema do artigo de hoje é o trabalho e a forma como ele se apresenta nas nossas vidas, como nos faz sentir, como interfere na nossa vida famíliar, no nosso tempo livre, na nossa motivação e empenho. A leitora que sugeriu este post, tal como muitos de nós, sente-se "sugada pelo trabalho" e com aquela sensação de estar ligada ao mesmo a 99%. 

Deste a era da industrial que o trabalho tomou novas proporções, mudando o modo como a família se relaciona e as funções de cada um neste seio, assim como a produção em massa passou a dominar a economia.

Nos dias que correm cada vez mais são as doenças associadas ao trabalho e refiro-me principalmente às de foro mental.

Ora então, num mundo onde o cumprimento de objetivos, o atingir resultados e a faturação, onde a pressão domina o dia-a-dia laboral, quem sai afetado é o trabalhador as suas relações entre colegas de trabalho.

 

 

A frase é velha, é sabida por todos desde sempre: Faz o que gostas!

Passamos a maior parte dos nossos dias no nosso local de trabalho, se não gostamos do que fazemos, ou se este local não reúne as condições necessárias para potenciar o melhor de nós e o nosso bem-estar, porque permanecemos dia após dia, ano após ano num local que nos suga a vitalidade? Está a custarnos um bem esgotável, a nossa própria vida e a nossa saúde.

Eu sou a favor de procurarmos aquilo que nos faz feliz e aquilo para o qual fomos feitos, de mudarmos quantas vezes forem precisas até encontrarmos a nossa própria praia. O local onde o nosso empenho seja reconhecido, onde se reúna condições para a nossa criatividade e evolução e onde haja acima de tudo respeito pela pessoa que somos, onde além de números sejam vistas as pessoas "o motor das empresas".

 

E se, no imediato, não pudermos optar pela atividade que te der mais prazer? Experimenta a perspetiva contrária: sê feliz encontrando pequenas alegrias na tua rotina, valoriza o que já tens no momento e o que as condições que tens te vão permitir melhorar e atingir o que desejas no futuro. Encara as provações, os desafios diários como bagagem para te tornar mais forte e agradece o facto de te estar a fazer crescer enquanto pessoa.

Há pequenas estratégias que podemos aplicar na rotina do nosso trabalho que podem ajudar a que nos sintamos mais confortáveis com a nossa condição no momento.

 

 

Encontra momentos para relaxar, mesmo que as condições para isso não sejam as mais apropriadas. Podemos sempre fazer determinados exercícios que nos devolvam a energia sem que ninguém repare. Sejam as respirações profundas, meditações ou relexões enquanto desempenhamos tarefas mais simples. Caminhar para espairecer ou até mesmo recorrer à wc para fazer uns alongamentos e dar aqueles saltinhos para ativar a circulação e as ideias (só para evitar que nos chamem malucos por nos cuidarmos).

 

 

A alimentação é outro ponto fundamental para o nosso bem-estar, comer os alimentos que o nosso corpo precisa para ter energia é fundamental para a nossa produtividade e boa-disposição. Se entupirmos o nosso corpo com açucares, gorduras e comida processada, já prevemos qual vai ser o resultado na nossa saúde física e emocional. Beber muita água e fazer pausas para as várias refeições, cuidarmos de nós, pois a nossa máquina só funciona em perfeitas condições se lhe atribuirmos a devida atenção e os cuidados merecidos. As pausas para o lanche e para o almoço podem ser conjugadas com a caminhada referida anteriormente e mesmo aproveitar para ver aquele vídeo motivacional ou ler aquele livro inspirador.

 

 

Para que o nosso local de trabalho se torne mais harmonioso, devemos mantê-lo limpo e livre da acumulação de papeis e objetos desorganizados. Uma secretária airosa fomenta uma maior produtividade e evita o desanimo de nos vermos diante de todo aquele trabalho acumulado. 

Podemos ainda personalizar o nosso ambiente de trabalho, tornando-o mais pessoal, com fotos dos que nos são mais queridos, com objetos pessoais que nos façam lembrar qual o nosso propósito, porque estamos alí e onde queremos chegar. No fundo refiro-me a fontes de motivação que podem ser alavancas para o nosso sucesso.

 

 

Manter o foco nas atividades é importante para a nossa organização e não deixar que fatores externos ao trabalho nos façam desviar a atenção das nossas tarefas. Fazer o exercício de nos mantermos ligados à atividade laboral durante o horário de trabalho, deixando de lado as chatices familiares. O mesmo se passa no inverso, não poluir a relação familiar com as nossas frustrações laborais. É difícil? Eu sei, mas é possível e com o passar do tempo vamos sentir as vantagens.

 

 

Ser educado, ser uma pessoa com quem os outros gostam de ter por perto e de se relacionar é um trabalho a aplicar em todas as áreas da nossa vida. Darmos aquele "Bom dia" vigoroso, agradecermos os gestos dos outros, sermos prestáveis, termos gosto em ajudar os outros e nos preocupar com o bem estar de quem vive muitas vezes mais horas connosco do que o nosso companheiro, filhos ou qualquer outra pessoa. Cuida do outro e do ambiente no trabalho, pois depende de ti. Mau humor e cara feia não resolve problema, não ajuda no stress nem na resolução das tarefas do dia a dia.

Haverá coisa mais importante no trabalho do que harmonia, espírito de equipa e entreajuda? Faz a tua parte, promove o bom ambiente, sê solidário, oferece aquele miminho, dá o teu contributo para o espírito de equipa.

 

 

Esforça-te por ser criativo, ajudar na resolução de problemas do quotidiano, sugere, pois às vezes temos aquela solução para o problema que nunca ninguém lá tinha chegado antes. Mesmo que isso não seja visto com reconhecimento mais cedo ou mais tarde as coisas podem acabar por acontecer e serem aplicadas.

 

 

Chegar atempadamente ao trabalho, é outra dica o nosso bem-estar, permite-nos organizar o nosso dia de trabalho deixando-nos mais focados e tranquilos, quando chegamos atrasados colocamo-nos naquela situação de urgência e desconforto.

Outra sugestão matinal que vos dou é a de criarem a vossa rotina matinal fortalecedora. Um despertar calmo, uma rotina de beleza e um pequeno almoço saudável com os nutrientes essenciais ao nosso bom desempenho. Enquanto fazem as vossas tarefas podem colocar áudios inspiradores, há imensos youtubers com palestras e trechos motivacionais que nos podem ajudar a um despertar com mais energia e boa disposição. Colocar as músicas que gostamos enquanto vamos para o trabalho, se for preciso colocar a música alta e cantar no chuveiro, no carro... 

Ler aquelas frases inspiradoras, olhar no espelho e elogiarmos a pessoas fantástica que somos e preparamo-nos para sair lindos e maravilhosos com a nossa mente e corpo preparados para as lutas do dia.

 

 

Ao fim do dia, no regresso a casa mima-te, encontra momentos para ti, mesmo que no meio das tarefas rotineiras, encara-as como oportunidades para cuidares das tuas coisas, procura exercitar-te, relaxar, colocar músicas calmas, tomar um duche revigorante, estudar, aprender algo novo e ler nem que seja um paragrafo antes de dormir. Permite-te evoluir, permite-te cuidar da pessoa mais importante da tua vida!

 

Valoriza-te enquanto profissional, dá o teu melhor, ajuda quem te rodeia, fica grata por aquele brilhosinho nos olhos das pessoas que são tocadas por ti. Lembra-te que se não estiveres bem, não vais conseguir dar de ti aos outros e ter um bom desempenho.

Espero que este post e todas as dicas te ajudem a melhorar a qualidade de vida no local onde passas a maior parte da tua vida, que te dê ferramentas para enfrentar cada dia com mais harmonia e energia para fazer mais e melhor. 

Muito obrigada pela sugestão e por me motivares, é com um quentinho no coração que termino este texto.

 

 

 

 

Deixar opinião:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.