Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

Adeus pança! Dicas para reduzir o volume e o inchaço.

IMG_1567.JPG

 

 

 

Se vocês são como eu e saíram à mãe na genética, tem aquela barriguinha sexy que teima em afirmar-se mesmo quando não é para aqui chamada, bem vindos ao clube!

Reuni neste post, algumas dicas que podemos aplicar, para que pelo menos neste Verão a coisa fique mais controladinha.

 

Uma das principais causas para uma barriga mais saliente pode ser a distensão abdominal, causada pela retenção de líquidos, gazes e para evitarmos isto temos de controlar a obstipação.

Sim, aquelas dores no estômago e inchaço, sensação de não ter "esvaziado" tudo depois de ir à casa de banho, fezes que causam cortes e hemorragias no reto, dificuldade em defecar, não evacuar vezes suficientes, fezes duras.

 

Não é necessário  tantas loucuras, apenas pequenas adaptações no nosso dia a dia que nos permitem atenuar o inchaço:

 

 

 

Começar por dormir bem

 

Quem dorme pelo menos sete horas diárias queima mais gordura.

Evitar comer antes e dormir pois a nossa maquinaria fica mais lenta durante o sono e armazena mais calorias.

 

 

Alimentação cuidada

 

Claro, não há cá milagres, a não ser que sejam daqueles abençoados que se podem empanturrar de gordices que continuam invejosamente elegantes.

Muitas fibras, frutinhas legumes, carnes magras, cereais integrais, produtos lácteos com baixo teor de gordura, as gorduras monoinsaturadas existentes no abacate, nas nozes e no salmão. Tentar comer mais proteínas, pois ajudam a estarmos mais tempo saciados. Esquecer as farturas do Armando, os gelados da Spirito, a mousse de chocolate da Aurora ou o leitãozinho com o Sarmentino. Out a tudo o que é processado e farinha branca!

Comer a horas certas, sentadinhos e relaxados.

 

 

Comer em menor quantidade

 

Não vamos sair a rebolar da mesa não é? Comer o suficiente para manter o corpinho saudável. Investir em lanches saudáveis ao longo do dia para ir saciando.

Nem que tenha de pegar em pratos mais pequenos para se enganar a si mesmo

 

 

Caminhar após as refeições

Cinco minutos após cada refeição,  ajuda a libertar o ar preso nos intestinos, aliviando a pressão e o inchaço. 

 

 

Evitar alimentos “gasosos” e picantes

 

Feijões, couve-flor, repolho, cebola e pimentão são os responsáveis pela irritação intestinal e inchaço, assim como os temperos: noz-moscada, cravinho, pimenta, molhos como ketchup e picantes.

 

 

Mastigar bem os alimentos

Comer devagar para evitar o excesso de ar fica preso no sistema digestivo e causa inchaço.

 

 

Cortar no açúcar

 

Nós já somos doces o suficiente para precisarmos de açúcar é necessário diminuir os níveis de insulina para produzir a hormona glucagon para uma barriga mais lisa.

Atenção também aos adoçantes artificiais, pois fermentam no seu estômago e aumentam os gases. Uma opção a isto será usar stevia, mel ou geleia de agave para adoçar o café ou outras sobremesas.

 

 

Fora com o sal

 

Evitar alimentos salgados e temperar os seus cozinhados com especiarias, pois já encontramos naturalmente sal em vários produtos no nosso dia-a-dia como pão por exemplo. Molhinho de soja adeus! 

A água é atraída pelo sódio, por isso quando ingerimos muito sal, retém mais fluído e aí chega a barriguinha inchada.

 

 

Reduzir no álcool

Atenção à sangria de frutos vermelhos da Casa da Viúva que é deliciosa, a caipirinha de morango ou o verde fresquinho da Aveleda,  estão cheias de calorias.

 

 

Beber muita água e chás

Para eliminar as toxinas do seu sistema e manter os intestinos em movimento.

 

 

Stop refrigerantes

Pense bem antes de ingerir os gases existentes nos refrigerantes que vão provocar inchaço na barriga. 

 

 

Limpe a casa

Aproveitar e contrair os músculos abdominais, mesmo em diferentes tarefas do quotidiano, na fila das finanças, no escritório sentadinhos, no transito...

 

 

Pratique Desporto nas suas várias formas

 

Os exercícios aeróbios são os mais eficazes na queima de gordura. Zumbe, dance, nade, corra, façam cycling, boxe, abdominal, remo... são alguns dos exercícios que para além de aliviar o stress contribuem para dizer adeus á barriguinha empinada.

 

 

Se fizermos estas pequenas correções no nosso estilo de vida os resultados aparecem e não só a barriguinha como o corpinho, a pele e a saúde física e psíquica irão agradecer. Não precisamos de entrar em extremismos, mas pelo menos ter esta consciência do que andamos a fazer. Podemos ainda estar atentos aos alimentos que o nosso próprio organismo rejeita, sermos nós os especialistas do nosso corpo e identificar os sintomas que determinado alimento no provoca, azia, inchaço, indisposição, sonolência...

 

Vamos lá a caminho da nossa melhor versão! 

 

 

 

2 comentários

Comentar post