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As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

Pilates ou musculação? Eis a questão

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Já há muito que andava para experimentar esta modalidade, mas a minha fiel religião (a musculação), ainda não tinha permitido. Foi assim num impulso, reparando que a aula começava naquele mesmo instante que decidi ontem participar na aula para ter uma noção das vantagens em termos de definição muscular, postura e relaxamento.

 

A dúvida que me assaltava tinha a ver com o facto de poder estar a "perder tempo" com o pilates, que poderia estar a investir na musculação.

A conclusão a que chego após a experimentação e alguma pesquisa é que depende dos objetivos de cada um, mas no meu caso o ideal será combinar as duas modalidades. 

 

O ideal será fazer alternadamente musculação cerca de três vezes por semana e Pilates duas vezes. Foi sobretudo vantagens em termos da extensão corporal que senti, o alongamento, a correção da postura a flexibilidade e resistência.

Vamos para a aula com os vícios da musculação e como dizia a professora: " a menina pensa que está onde? Isto não é o body pump para estar aí com o rabo arrebitado".

 

A musculação é um estímulo elétrico do músculo, assim como o Pilates mas usando o próprio peso do corpo, com a vantagem de que não soltamos a força no retrocesso do movimento como nas máquinas e musculação.

 

Para quem corre, o Pilates melhora a mecânica de corrida, melhora muito a postura, trabalha a respiração e evita lesões.

No meu caso, sinto por vezes a musculatura encurtada após os treinos de musculação e daí a importância do alongamento que encontrei no Pilates Os exercícios são bons para aumentar a elasticidade, resistência força e equilíbrio e a musculação aumenta o volume muscular deixando o corpo bem definido. 

Outra vantagem que encontrei é a o ambiente mais zen, as músicas são calmas, menos público é reduzido e o professor acaba quase por ser um personal trainer o que é importante na correção postural.

 

 

 

Benefícios do Pilates para o corpo:

 

Melhora a respiração;

Maior energia;

Diminui fadiga;

Diminuição da ansiedade;

Qualidade do sono Reforçada;

Melhoria da concentração;

O aumento da circulação;

Ganho, longos músculos e flexibilidade;

Melhoria na postura.

Mais equilíbrio;

Mais coordenação motora;

Mais flexibilidade;

Mais força com menos volume muscular;

 

 

Esta modalidade ensina-nos a ter controle emocional e assim começar a evitar as crises de stress de uma maneira mais eficiente, melhorando a qualidade de vida. Emagrece, fortalece os músculos pélvicos, auxilia na coordenação motora e ajuda a corrigir a postura, com exercícios que ajudam a fortalecer a região lombar. 

 

A musculação acaba por trabalhar grupos musculares mais específicos e promove o aumento da massa muscular em pouco tempo e o pilates na minha opinião é um ótimo complemento para conseguir a harmonia corporal, mais flexibilidade e alongamento. Para além disto, sempre dá para fúgir da rotina diária do treino pré-definido e partilhar a aula com novas pessoas.

 

Quem é fã de pilates?

 

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