Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

Perguntas e respostas numa entrevista de emprego #1

iodsidos.jpg

 

 

 

 

Penso que este tema de uma forma ou de outra acaba por ser do interesse de grande parte dos leitores e por isso quero partilhar convosco não só neste, mas numa série de posts algumas das perguntas que podem surgir numa entrevista de emprego.

Neste artigo vou falar-vos à cerca de questões de âmbito mais geral e nos próximos artigos serão abordadas questões em áreas mais específicas como a educação, experiência profissional, skills....

Mesmo colocando-nos no papel do empregador, estas são algumas das questões nas quais nos podemos debruçar e que nos ajudam a orientar o rumo da entrevista conhecendo um pouco do perfil de cada candidato.

 

No meio de "sete cães a um osso", há que distinguir qual deles tem o perfil ideal para colaborar com a nossa empresa e ser o verdadeiro merecedor, aquele que vai marcar pela diferença e agarrar a oportunidade.

 

O responsável pelo recrutamento pode então colocar-nos algumas das seguintes questões para que a seleção do candidato não seja um tiro no escuro:

 

 

 

1. Como foi a viagem? Chegou cá facilmente?

 

Esta pergunta pode ser apenas para quebrar o gelo e devemos responder naturalmente sem criticar o transito, a estrada ou o presidente da junta, nada de negativismos para não deixar que a entrevista inicie de forma negativa. Convém também que não mostremos falta de desenrasque em chegar ao local da entrevista. 

 

 

2. Fale-me sobre si...

 

Esta resposta pode permitir explicar de forma positiva algumas fragilidades do nosso currículo. Devemos fazer um resumo das decisões chave da nossa vida, planeamento, os problemas e a capacidade de resolução dos mesmos. As atividades e os passatempos podem ser evitados. Destacar os momentos chave da vida (escolhas de curso, universidade, projectos académicos, escolhas profissionais, carreira...).

 

 

3. O que o motiva?

 

A resposta pode ser associada ao facto de nos realizarmos nos desafios diários e na satisfação de os superar. Convém associar a motivação com os requisitos pedidos para o cargo. 

É bom que nos mostremos ser entusiasmados e auto-motivados, podemos dar  exemplos de atividades onde a motivação foi o motivo para alcançar etapas.

 

 

4. Quais são os seus pontos fortes? Como é que o seu melhor amigo o descreve? Porque é que acha que é a pessoa certa para este trabalho? Diga-me coisas acerca de si...

 

Marketing pessoal, devemos listar os nossos pontos fortes, não só para uma entrevista mas como espécie de livro dos troféus: resultados académicos, experiência profissional importante, momentos de liderança... Isto sempre recheado de exemplos concretos da tua vida.

 

 

5. Quais são as seus pontos fracos?

 

O ideal para responder a esta questão é enumerar forças camufladas de fraquezas: “sou perfeccionista", "sou ansioso no que toca a ver as tarefas concluídas rapidamente". 

Podemos também mencionar um ponto fraco e ao mesmo tempo explicar o que já fizemos para o superar: “inicialmente tinha dificuldade em comunicar, mas a minha experiência em vendas despoletou em mim um prazer na comunicação.

 

 

6. Considera-se uma pessoa competitiva?

 

"Sim", devemos exemplificar nas diversas áreas da vida e mostrar isto de forma saudável, com afirmações de pessoas próximas que dizem seres uma pessoa que se supera a si própria e no contexto  equipa. Ser um modelo de motivação e em superar desafios.

 

 

7. Considera-se um líder?

 

O sim é o que se espera ouvir, mas convém vir associado a provas concretas, mostrando o nosso percurso em concordância com o currículo.

 

 

8. Fale-me de coisas que sejam importantes para si.

 

Aqui é a oportunidade para marcamos pela diferença nas nossas forças, qualidades, desafios superados e experiências positivas como por exemplo os prémios que ganhamos no desporto ou um feito particular e distinções no currículo.

 

 

9. Como é que lida com problemas e situações profissionais complexas?

 

Podemos responder a isto por etapas: analisamos o problema, verificamos as pessoas com quem precisamos falar e o tempo necessário para resolver, identificamos as ajudas externas necessárias e os recursos a reunir.

 

 

10. O que pensa sobre viagens de negócios?

 

O ideal será demonstrar que nos agradam, embora convém não dar a entender que se quer o emprego apenas por este fator. Mostrar que se está pronto para aceitar o desafio, descrever as viagens que se fez de negócios, 

gostamos de conhecer novos horizontes e nos desenvolvermos pessoal e profissionalmente com o contacto com novas pessoas e realidades.

 

 

11. Quais são os seus conhecimentos de informática?

 

Se o nosso nível for básico convém mencionar, mas também complementar com informações do blog que temos, a edição de vídeo que fazemos, as apresentações de power point. Demonstrar que se esta aberto a aprender mais é essencial.

 

 

12. Gostava de nos colocar alguma questão?

 

Investigar a empresa ajuda sempre a que as questões surjam, pois não convém que não se faça uma única pergunta a não ser que se menciona que as dúvidas já foram respondidas ao longo da entrevista.. Demonstrar interesse pelo trabalho e não pelas compensações, não ultrapassar por norma as cinco questões.

 

 Exemplos:

 

• Já trabalha há muito tempo nesta empresa? Qual é a sua experiência nesta organização?

• Dão autonomia aos trabalhadores para tomarem as suas próprias decisões?

• Existe um plano de formação para os novos empregados?

• Como funciona o programa de formação?

• É possível mudar de funções e projectos?

• Faz-se cá formação externa?

• Existe avaliação de desempenho?

• É fácil conseguir habitação nessa zona de trabalho?

• Como é a constituição das equipas?

• Qual é o percurso de carreira típico deste emprego?

• Como vê o desenvolvimento desta empresa nos próximos cinco anos?

• Como é o ambiente nesta empresa?

 

 

Perguntas proibidas ao entrevistador:

 

Em que dia se recebe o salário?

Qual é o seu signo?   

Foi sempre assim tão gira?

A empresa paga a minha mudança de casa?  

Mau humor matinal é um problema? 

 

 

 

Espero que este post vos tenha sido útil para auxiliar na preparação das entrevistas  que vão sendo selecionados e nas vossas conquistas. Brevemente mais acerca deste tema, não percam os próximos episódios...porque nós também não!

 

 

Mais sobre a coelha

foto do autor

Pub

Parceiros

lista de parceiros

Vasculhar

 

Correio

Instagram

Facebook

Bloglovin

Follow

Baú

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D