Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

O que é nacional é bom! Leixões carago!!!

 

cruzeiros.jpg

 

 

Open House no Porto, devo andar a dormir, quase que deixava escapar a oportunidade de conhecer algumas relíquias do nosso cantinho à beira mar plantado.

O evento conta com o acesso gratuito a vários espaços e edifícios conceituados entre Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Já não consegui visitar o farol de Leça, mas a boa notícia é que às quartas feiras até às 18h podemos ter a oportunidade de subir para nos regalarmos com a vista que imagino ser soberba. Os outros locais vou ter de esperar pela próxima edição para poder ter oportunidade de visita guiada.

 

 

 

alpendre.jpg

 

 

 

Domingo à preguiçoso, levantar tarde, piquenique improvisado no Parque da Cidade do Porto. Manta, sushi, sol e uma fofura como companhia. Há momentinhos fantásticos!

 

 

 

IMG_0956.JPG

 

 

 

 Valeu muito, pela visita ao Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, estrutura que já me tinha despertado uma certa curiosidade, afinal o que terá ali dentro daquele óvni surgido das profundezas do Atlântico? 

Espanta tolos, mausoléu branco, com uma envergadura considerável e arquitetura que não deixa os olhares mais distraídos indiferentes.

 

 

 

aquario.jpg

 

 

O arquiteto é Luís Pedro Silva, que revestiu o terminal azulejos brancos irregulares que dão um toque de classe ao edifício. Composto também por um braço que vem até ao navio, outro até à curva do molhe, um outro direcionado à cidade e por fim um quarto que se recolhe no edifício.

 

 

 

barco.jpg

 

 

 

Este projeto conta ser uma mais valia para abertura do porto à cidade, pretendendo ser uma porta de acesso à região impulsionando o crescimento de navios cruzeiro e de passageiros.

Com capacidade para 2500 passageiros em embarque e desembarque, um cais para navios até 320m de comprimento e fundos a -10m, possui ainda o Parque de Ciência e Tecnologia do Mar da Universidade do Porto

 

 

 

cadeiras.jpg

 

 

 

Tudo o que é novo gera polémica, construído em época de crise e TROIKA em Portugal, estrutura megalomana só para passagem de passageiros, a beleza não é assim tão considerável, acabamentos...etc, etc, mas foi distinguido com o prémio internacional de arquitetura e design da "AZAwards", selecionado entre 826 projetos de mais de 50 países.

 

 

 

porto.jpg

 

 

 

Pessoalmente gostei bastante do projeto pelo enquadramento na paisagem, pelo significado da arquitetura, pela quantidade de vidros com vista para o exterior, pelo pormenor dos azulejos, as rampas de acesso até ao topo, pela brancura, pela simplicidade e elegância e paz que transmite. Imaginei me ali sentada, como passageira a usufruir daquela paisagem ou mesmo a trabalhar ali, que maravilha!

 

 

 

teto.jpg

 

 

 

Salas revestidas de veludo azul, escadarias em carol douradas e iluminadas, pavimentos xpto, teto vidrado, formas arredondadas, coisa que não ficou barata, mas está muito bem concebida.

 

 

 

 

topo.jpg

 

 

 

Recomenda-se a visita, mas de preferência em dia menos ventoso e gelado, desaconselhável para os mais sensíveis das amigdalites.

 

 

IMG_1049.JPG

IMG_1059.JPG

 

 

 

O dia terminou em Leça da Palmeira nas gordices do hambúrguer vegetariano, de cogumelos portobello e verduras, o melhor que comi até então. Existem muitas outras opções com carne, mas arrisco-me a dizer que o meu é o melhor. Limonada de morango para acompanhar, que mimo...

Coelha com fome vira diva!

 

 

 

yypy.JPG

lkn.jpg

mar a vista.jpg

muro.jpg

parede.jpg

kjkd.jpg

kjuhibn.jpg

mar.jpg

matosinhos.jpg

escrever.jpg

escrever3.jpg

gggo.jpg

 

 

barco.jpg

 

IMG_0976.JPG

IMG_0996.JPG

 

IMG_1083.JPG

 

IMG_1087.JPG

 

 

 

4 comentários

Comentar post

Mais sobre a coelha

foto do autor

Pub

Parceiros

lista de parceiros

Vasculhar

 

Correio

Instagram

Facebook

Bloglovin

Follow

Baú

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D