Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

" É a indiferença que continua a matar os meninos do Gana" - Alexandra Borges

10177504_546722138778635_6375857321969634377_n.jpg

 

 

Há causas com as quais não podemos ficar indiferentes e a gala que decorreu este fim de semana na Alfândega do Porto, deveu-se ao sonho de um mulher, Alexandra Borges que após participar na grande reportagem da TVI "Infância Traficada" em 2007, não ficou indiferente, ajudou a colocar o Gana no mapa na denunciava a escravatura infantil na pesca do Lago Volta e fez desta a missão da sua vida.

 

Este anjo,  jornalista da TVI  começou por resgatar 3 crianças, prometeu-lhes ser "a voz que lhe tinha sido silenciada", pagava-lhes a educação do seu bolso e acabou por fundar a associação Sorrisos do Coração.

 

Editou livros, escreveu o livro "Resgate" e o o livro infantil “Filhos do Coração” que resultou no nome da Associação, para angariar fundos no sentido de resgatar mais crianças.

 

O projeto Filhos do Coração trabalha no sentido de denunciar a escravatura infantil, resgatar e reabilitar crianças, muitas vezes vendidas pelos próprios pais por menos de 30 euros a traficantes que os revendem aos pescadores do Lago Volta. Crianças essas que desde os seus 4/5 anos carregam as cicatrizes no corpo os maus tratos e do trabalho escravo de 14 horas todos os dias em troco de uma única refeição de mandioca para sobreviver.

Esta associação dá dignidade, educação e usa a arte, como forma de terapia para os traumas, quadros negros onde as crianças vão pintanto um novo futuro, numa tentativa de resgatar pelo menos o possível de uma infância que lhes foi roubada.

A gala contou com a presença de ilustres figuras, destacando-se o humor de Ricardo Araújo Pereira para quebrar o choque dos momentos da gala que nos sensibilizaram pela verdade nua e crua, a simpatia da atriz Ana Sofia, a destreza do pequeno Isaac Carvalho, a música especialmente criada pelos Anjos e Paula Teixeira, as piruetas dos Momentum, a voz inconfundível da Mariza que marcou a gala e arrepiou o público com o tema "Melhor de Mim", entre muitos outros nomes que gentilmente colaboraram por esta causa.

 

De destacar os pormenores dos vestidos dos restantes anjos desta associação, especialmente desenhados para a ocasião que representavam os quadros pintados por estas crianças e por conhecidos pintores. Quadros estes que estão em leilão no site www.amigosdocoracao.org. Esta é apenas uma das forma de contribuir, podem também ser feitos donativos de 25€ isolados ou mensais, adquiridas velas, livros, ou jóias Eugénio Campos desenhadas para esta causa.

Como entoa Alexandra Borges, "é a indiferença que continua a matar os meninos do Gana, e nós, vamos fazer a nossa parte?

 

 Infância Traficada parte 1 - Alexandra Borges

 

 

 

 

 

Mais sobre a coelha

foto do autor

Pub

Parceiros

lista de parceiros

Vasculhar

 

Correio

Instagram

Facebook

Bloglovin

Follow

Baú

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D