Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

Champôs inimigos do nosso organismo

IMG_2554 (2).JPG

 

 

Todos os dias na nossa rotina sujeitamos o nosso corpo a diversas agressões, sem que muitas vezes tenhamos esta consciência presente. O ar que respiramos, os alimentos que ingerimos, os produtos que usamos estão repletos de substâncias prejudiciais ao nosso organismo, mas que força das circunstâncias acabamos por ter de nos colocar à mercê destes agentes externos. Muitas vezes simplesmente nem tomamos essa consciência ou até preferimos ignorá-la para manter a sanidade mental.

 

Assim como determinados alimentos que comemos obstipam o organismo, alguns dos compostos químicos dos produtos de higiene e beleza prejudicam o nosso corpo uma vez que são absorvidos pela pele, passando pela corrente sanguínea até ao organismo.

Urge o uso de produtos naturais que não tragam esta carga química responsável pelas irritações e pelas doenças graves que surgem ao longo da vida.

 

Se nos dermos à curiosidade de ler o rótulo dos champôs e condicionadores podemos tomar consciência dos ingredientes que prejudicam o ambiente e a nossa saúde quer durante a sua produção e na sua aplicação.

 

Ingredientes nocivos que provocam mudanças hormonais e cancro:

 

1. SULFATOS
São detergentes químicos, uma espécie de sal com ácidos gordo que removem a sujidade do cabelo, assim como a hidratação natural. Os sulfatos são os responsáveis pela formação de espuma num champô.

 

2. PARABENOS 

São químicos que combatem bactérias que possam contaminar os cosméticos com o passar do tempo.

 

 

3. FRAGRÂNCIA 
Se no rótulo da embalagem constar apenas "fragrância" é duvidoso, pois pode não ser controlado por nenhum orgão especializado, mas se for extraída a partir de óleos naturais será o ideal.

 

4. TRICLOSAN
Antibacteriano e antifúngico que atua como conservante.

 

 

Os produtos que são livres destes químicos costumam ser fáceis de identificar pois anunciam “sem parabenos nem sulfatos. Embora o ideal será estar atento e verificar. No caso dos parabenos podem vir com nomes como Metil, Propil, Butil, Etilparabeno ou até “Alkyl parahydroxy benzoates”, já os sulfatos são os primeiros ingredientes a serem listados.

Algumas marcas utilizam o termo "sem sal", o que não significa que o champô tem ou não sulfatos, mas sim à ausência de cloreto de sódio.

Caso o champô tenha nos ingredientes estas substâncias, não pode ser considerado sulfate free:

 

- Sodium Lauryl Sulfate (SLS )
- Sodium Laureth Sulfate (SLES )
- Sodium Myreth Sulfate
- Sodium Myristyl Sulfate
- Ammonium Lauryl Sulfate (ALS )
- Ammonium Lauryl Ether Sulfate (ALES )
- Sodium Coco Sulfate

 

São cada vez mais as marcas que nos oferecem opções naturais e biológicas. Desde a maquilhagem até às gamas para o corpo, cabelo e higiene oral apresentam ingredientes ativos como a alfazema, óleo de argão, óleo de coco virgem, baba de caracol, mel e azeite virgem. Podemos enveredar pela tarefa árdua de estarmos atentos aos rótulos nos supermercados, ou antes recorrermos a comércios especializados em produtos naturais que nos facilitam esta tarefa e nos oferecem gamas naturais como esta da imagem.

 

 

 

"O nosso corpo está tão poluído como o planeta"