Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

Aloe Vera a planta rainha dos benefícios

IMG_9026.JPG

 

 

 

É sabido que neste blog se dá prioridade ao que é natural e ao que faz bem ao nosso corpinho, desta vez falo do tão afamado Aloé Vera com as suas inúmeras funções. Encontramos nos iogurtes, nos cremes, nos pensos higiénicos, nos detergentes e mais um cento de coisas, basicamente serve para tudo e mais alguma coisa o que nos pode causar uma certa confusão. Os grandes mestres anunciam e cabe a cada um de nós considerá-los ou não:

 

 

"Perguntam-me quais eram as forças secretas que me sustentavam durante meus longos jejuns. Bem, foram minha inabalável fé em Deus, meu simples e frugal estilo de vida e o Aloe, cujos benefícios eu descobri depois de minha chegada na África do Sul no final do século 19.”

 Mahatma Gandhi.

 

 

 

 Porque usar aloe vera na nossa rotina?

 

  • Tomado diariamente contribui para a saúde e a higiene da sua boca. Fornecer ao organismo todos os aminoácidos essenciais.

 

  • Inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico e niacina. Uma vez que o corpo humano não consegue armazenar algumas vitaminas, é importante a suplementação regular através da toma diária para a defesa do organismo contra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.

 

  • Regula o peso e os níveis de energia, pois auxilia a libertação de toxinas. Melhora a flexibilidade muscular e o bom funcionamento das articulações.

 

  • Auxilia na manutenção de uma pele saudável. A pele renova-se a cada 21 a 28 dias e os nutrientes do Aloe Vera, ajudam a pele a combater o envelhecimento precoce. Mantém a elasticidade, os níveis saudáveis de colágeno e ajuda a capacidade regeneradora da pele.

 

  • Contribui para a ingestão da dose diária recomendada de sais minerais (cálcio, sódio, ferro, potássio, magnésio, cromo, manganês).

 

  • Estimula o funcionamento intestinal, melhora o trânsito intestinal.

 

  • As propriedades anti-inflamatórias atuam reduzindo a inflamação sem potencializar efeitos secundários, tem uma ação similar à dos esteroides, como a cortisona, mas sem os efeitos nocivos que esta provoca.

 

  • Ajuda a atenuar o ardor e acelera a cicatrização da pele em caso de queimaduras, contém alta quantidade de cálcio e potássio, ela provoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue, ajudando assim a coagulação e a cicatrização necessária.

 

 

 

Aplicação Interna do Aloé Vera:

 

 

Atua em úlceras, gastrite, reumatismo, diabetes,hemorróidas, varizes, tuberculose, alergias, bursites, hipertensão, enxaquecas, asma, bronquite, colesterol, anemia, hepatite, prostatite e câncer.

 

Tomado por via oral regula, é depurativo, tonifica e cicatriza. Ideal para tratar problemas gastrointestinais irritativos, inflamatórios, infecciosos e aumenta a defesas em casos de infecção respiratória, urinária ou ginecológica. Desintoxica afecções hepatobiliares e toxinas em reumatismo, é eficaz ainda na artrite, rinite ou asma, gota, acne, dermatite ou eczemas. Regula aindao organismo e controla os níveis de colesterol, glucose, ácido úrico, assim como a tensão arterial, a circulação venosa e o metabolismo geral.

 

 

Aplicação externa do Aloé Vera :

 

É anti-infeccioso, anti-inflamatório e suavizante, cicatriza e regenera a pele, alivia e cura feridas, chagas, eczemas, psoriase, golpes, dores musculares ou articulares, acne, manchas na pele...

 

Atua em questões dermatológicas e infecções do tipo do sarampo, varicela, rubéola, herpes, afecções da mucosa gástrica e intestinal (gastrite, hiperacidez, úlcera gastroduodenal, infecções gastrointestinais e enfermidades inflamatórias intestinais como crohn, colite ulcerosa e cólon irritável) e da mucosa bucal (aftas, gengivite, periodontite, candidíase bucal e esofágica), estados de imunosupressão, processos inflamatórios e auto-imunes tipo artrite, processos tumorais, prevenção de estados de imuno-supressão e processos infecciosos, hiperglucemias e hiperlipidemias.

 

 

Algumas aplicações práticas do produto divino:

 

Cabelo

 

Os cabelos ficam brilhantes,  trata a caspa, além de estimular o crescimento do cabelo.

 

Shampoo

  • Adicionar 3 colheres (sopa) de gel de aloe vera no shampoo.

 

Condicionador

  • Massajar o couro cabeludo com uma pequena quantidade de gel de aloe vera e deixar por cerca de 2 minutos e retirar com água.

 

Tratamento de acne

  • Minimiza a inflamação e trata acne devido às suas propriedades inflamatórias, basta passar na área inflamada.

 

Anti-rugas

  • A polpa da aloe vera tem muitas propriedades hidratantes, podendo ser aplicado de forma direta sobre o rosto e o pescoço, deixar atuar até secar.

 

Prevenção e eliminação de estrias

  • Devido às propriedades regenerativas, é um excelente tratamento natural quando aplicado sobre as estrias.

 

Pele ressequida

  • Trata braços, mãos, rosto, pernas e outras partes do corpo ressecadas pelo frio.

 

Manchas do sol

  • Reduz as manchas na pele com o uso das máscaras de aloe vera;

 

Cicatrização

 

  • Quando aplicado auxilia a que  a cicatrização se processe de forma mais rápida e evita também as marcas de cicatrizes;

 

Pós-depilatório

 

  • O gel tem uma ação refrescante, serve para diminuir a irritação na pele, logo após a depilação feita com cera ou lâminas;

 

Gengivas inchadas

  • O aloe vera aplicado na área inflamada acalma gengivas inchadas e maximiza os mecanismos de defesa do seu corpo.

 

Tratamento de herpes, eczema, psoríase, dermatite e outras alergias da pele

  • É capaz de penetrar em camadas múltiplas da pele, basta fazer aplicações diárias de um pouco do gel na pele afetada.

 

Queimaduras

  • Devido a propriedades anticépticas do aloe vera, ela é excelente no tratamento de queimaduras, assim como as solares. Aplica-se uma pequena quantidade do gel na pele afetada.

 

Hidratante

  • Fortalece o tecido da pele, fornecendo oxigénio para as células.

 

Gel de barbear

  • Aplicar um pouco do gel no rosto na hora de fazer a barba.

 

Maquilhagem

  • Útil  remover a maquilhagem, atua como um agente de resfriamento e acalma a pele.

 

Combate gripes e resfriados

 

É cheio de vitaminas, minerais, aminoácidos e enzimas que fortalecem o sistema imunológico.

 

Cólicas menstruais

  • Beber suco da planta para reduzir as cólicas, a dor e a fadiga.

 

Picadas de Insectos

  •  Faça aplicação do gel no lugar onde os mosquitos tenham picado, a coçeira é aliviada de forma instantânea;

 

Dores Musculares

  • O gel pode ser aplicado no tratamento de dores nos músculos pelas propriedades anti inflamatórias e calmantes.

 

 

 

Creme de aloe vera para estrias – Modo de fazer

 

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de azeite
  • 1 folha de aloe vera

 

Modo de preparar

 

Limpar bem a folha de aloe vera e retirar a polpa (baba). Colocar num recipiente, adicionar o azeite e misturar bem. Manter o creme fechado dentro do frigorífico. Este creme pode ser aplicado nos glúteos, pernas, mamas e barriga, duas vezes ao dia, até que o resultado seja satisfatório.

A eliminação das estrias não é fácil, por isso, é necessário ter paciência e persistir com o tratamento.

 

 

 

 

Depois de tanta aplicação, de inúmeras vantagens e benefícios, vão resistir a ter esta planta maravilha em casa?

Nada melhor do que se poder retirar as propriedades curativas diretamente da planta, do que é natural, livre de químicos e respeitando o nosso templo: o nosso corpo.

 

Mais sobre a coelha

foto do autor

Pub

Parceiros

lista de parceiros

Vasculhar

 

Correio

Instagram

Facebook

Bloglovin

Follow

Baú

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D