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As pegadas da coelha

"Transforma-te na tua melhor versão"

Máscaras e esfoliantes naturais para a pele

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Caros leitores, a Coelha tem andado com o tempo limitado para conseguir produzir conteúdo para o nosso blog. Espero em breve poder fazê-lo com mais frequência e mimar-vos como bem merecem.

O post desta semana está relacionado com a minha busca incessante por uma vida mais natural e por tudo aquilo que colocamos em contacto com o nosso corpo.

A idade avança, o acne ainda perdura e a pele apresenta algumas marcas causadas pelas mãozinhas marotas que não deixaram de espremer tudo o que é borbulhas e pontos negros, assim como as manchas que foram mais vincadas pela ação solar.

Já dizia a minha mãe "o mal e o bem à cara vem" e o que é certo é que o nosso rosto espelha a nossa alma e por isso vos escrevo hoje com algumas estratégias para fomentarmos nossa beleza facial.

 

Para além da alimentação saudável e beber muita água que já todos sabemos é importante uma limpeza facial adequada com os produtos certos (leites de limpeza, tónicos, águas termais, lavanda...). A par disto, as máscaras faciais e as esfoliações são uma ótima opção para nutrir e eliminar as manchas causadas pela acne e agressões do dia à dia.

 

 

 

Mascaras para rosto com acne e manchas

 

A mascara de tomate é um importante hidratante, esfoliante e tensor, elimina espinhas e cravos.

Para preparar, devemos cortar o tomate ao meio e passar pelo rosto, deixando atuar por 15 minutos.

 

A mascara de limão, que se apresenta como uma fruta multifacetada, combinada com o mel (uma colher de sopa de cada) aplicada por 20 minutos com um algodão e retirada com água mineral também tem esta ação anti-manchas.

 

 

 

Esfoliantes

 

Os tratamentos esfoliantes são muito importantes no que toca a manter a pele jovem e e limpa, eliminando as impurezas e células mortas que se acumulam no nosso rosto e corpo deixando a pele opaca.

São alguns dos ingredientes esfoliantes o açúcar, que deve ser aplicado com cuidado para não agredir a pele, a aveia de preferência hidratada que é um dos melhores esfoliantes naturais (em flocos inteiros, farinha de aveia, aveia moída, ou flocos finos) . A argila com muitos benefícios para a pele (mais suave que o açúcar) e o café um importante iluminador. Estes tratamentos não devem ser feitos com exposição solar para não causar manchas na pele, dái o indicado será fazê-lo à noite.

 

 

 

Preparação do Esfoliante

 

 

Farinha de Aveia e Mel

  • Farinha de Aveia
  • Óleo essencial de lavanda
  • Mel

Misturar uma colher de sopa de farinha de aveia, uma colher de chá de mel e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Humedecer o rosto e massajar o preparado com movimentos circulares.

 

 

Esfoliante de Café

  • Pó do café
  • Óleo vegetal (óleo de coco, azeite, óleo de abacate, óleo de amendoas doces...)

Misturar  uma colher de sopa de café, uma colher de sopa do óleo e massajar.

 

 

Esfoliante de Argila

  • Argila 
  • Óleo essencial de lavanda

Misturar uma colher de sopa de argila, uma colher de sopa de água ,3 gotas de óleo essencial de lavanda e massajar.

 

 

Esfoliante de Banana

Esta receita é especialmente para as pele oleosas, já que não contém nenhum tipo de óleo.

  • 1 banana bem madura
  • 3 colheres de açúcar mascavado

 

Triturar a banana e envolver as três colheres de açúcar e massajar.

 

 

Esfoliante de Limão

O limão é conhecido por suas propriedades adstringentes, desintoxicantes e limpadoras. Este esfoliante para o rosto deixará a pele suave, limpa e sem imperfeições.

 
  • 1 chávena de açúcar
  • ½ chávena de azeite 
  • O sumo de meio limão

 

Misturar o açúcar com o azeite e adicione o suco de limão. Mexa bem todos os ingredientes e logo aplique sobre a pele fazendo suaves massagens circulares. 

 

Dicas para melhores resultados

 

  • Para facilitar a massagem é importante humedecer a pele para que o produto deslize melhor..
  • Depois da esfoliação, devemos aplicar cremes hidratantes.

 

 

Espero que estas tenham sido dicas simples e práticas para aplicação nos vossos rituais de beleza uma a duas vezes por semana. O recurso a produtos naturais e certamente a melhor opção, irá respeitar a nossa pele, bem como a nossa saúde e o ambiente. Vamos cuidar do nosso maior órgão com carinho e deixa-lo mais hidratado e mimado.

 

 

O brunch perfeito para um domingo de preguiça

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Sabem aquele Domingo, repleto da chamada preguicite aguda, onde dormem as horas que estavam a dever à cama durante a semana toda e acordam com aquela vontade de comer coisinhas boas e de mimarem?

 

Tenho a solução perfeita para estes fins de semana: presentearem-se com um belo de um brunch. Podem aproveitar a caminha até tarde e ainda há a possibilidade de encontrar espaços magníficos como a Casa de Chá Mil Folhas para usufruir de um pequeno almoço tardio há lorde!

 

 

 

 

 

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Quero-vos dar a conhecer este sitio fantástico, na terra mais bonita de Portugal: Leça da Palmeira, onde podem usufruir de um leque variado de coisinhas boas, desde os salgados aos doces até aos sumos naturais.

Um leque apetitoso e variado ao vosso dispor quer seja no brunch (bolas, bacon e ovos, cereais, iogurtes, doces, compotas, salgados...), ou qualquer outra refeição do dia. 

Existe um menu fofinho, com opção de scones doces e salgados, torradas variadas (queijo creme, nozes e mel...), tapioca com diversos acompanhamentos, tostas e quiches, saladas, omoletes, açaí, waffles, produtos variados de pastelaria e salgados, assim como um leque de bebidas quentes e sumos do dia.

 

 

 

 

 

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Eu fiquei encantada com esta pequena "casinha de bonecas", que fez as delicias do meu Domingo de tarde, pelo seu carácter acolhedor, pela simpatia de quem ali no recebe, pela bossa nova como fundo e um bom livro como companhia. 

Simplesmente deliciosa esta experiência, que vos convido a usufruírem.

 

 

 

 

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Adoro locais onde sou bem recebida a todos os níveis e com certeza este será um lugar a repetir para experimentar as diferentes iguarias que me fizeram crescer água na boca.

 

 

 

Exercícios para ganho de massa muscular em casa

Se vocês se encontram tal como eu, sem tempo para poder ir ao ginásio e manter a rotina de exercícios que se propuseram, não cruzem os braços, para tudo há solução.

Em 20 minutos podemos fazer a nossa manutenção diária para ganho de massa com um conjunto de exercícios diversificados que trabalham os grandes grupos musculares.

Estes exercícios podem ser feitos em casa, pois utilizam apenas o peso corporal sem ser necessário ter equipamento. Há sempre também a possíbilidade de introduzirmos algum peso extra com alguns objetos lá de casa. Este grupo de exercícios foi fruto de uma pesquisa minha por alguns sites, sendo que este em específico, do opersonal trainer Bruce, me pareceu bastante prático e completo, abrangendo vários grupos musculares.

 

 

Passando à prática

Cada grupo de exercícios deverá ser repetido duas vezes, com 30 segundos de exercício e 15 segundos de intervalo. Entre os grupos diferentes de exercícios, o tempo de descanso também será de 15 segundos, à excepção do intervalo entre o 4º e 5º exercícios que deve ser de 30 segundos que seja possível a recuperação do músculo.

 

 

 

Exercícios para peitoral e braços

 

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1. Flexão tradicional

 

Durante 30 segundos fazer flexões, mantendo os braços afastados à largura dos ombros e descendo até formar um ângulo de 90º com o cotovelo. Durante este exercício é muito importante manter o abdominal contraido para que as costas fiquem sempre alinhadas, evitando lesões.

Se o exercício for muito difícil no início, experimente fazer a flexão com os joelhos apoiados no chão, isto ajuda a encurtar a prancha corporal e a diminuir o peso sobre o peitoral e braços.

 

 

2. Flexão estática

 

Repita o exercício anterior, mas desta vez desça e mantenha a posição com o ângulo do cotovelo a 90º por 30 segundos. Novamente, se o exercício for muito difícil, pode fazê-lo colocando os joelhos no chão para reduzir o peso.

Volte a fazer mais 1 série com a flexão tradicional e a flexão estática e, depois, troque para os exercícios de glúteo.

 

 

 

 

Exercícios para glúteos

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1. Agachamento tradicional

 

Comece fazendo um agachamento tradicional, mas volte a subir e depois repita por cerca de 30 segundos. Para fazer este exercício é fundamental manter uma boa postura para trabalhar os músculos corretos e evitar lesões.

Se quiser aumentar a intensidade do exercício, pode fazer o agachamento apenas com uma perna, trocando a perna na segunda repetição deste exercício.

 

 

2. Agachamento estático

 

Faça um agachamento, mas desta vez, em vez de subir e descer, mantenha a posição em baixo com os joelhos formando um ângulo de 90º com o chão e as costas retas. Mantenha essa posição por 30 segundos e depois descanse 15 segundos movimentando as pernas para aliviar a dor.

Repita novamente 1 série de agachamento tradicional e agachamento estático antes de passar para os exercícios de perna.

 

 

 

Exercícios para pernas

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1. Lunges alternados

 

Para fazer este exercício fique de pé e depois dê um passo em frente até que a sua coxa fique paralela ao chão e o joelho dobrado em um ângulo de 90º, depois regresse à posição inicial e troque de perna, alternando as pernas por 30 segundos.

 

 

2. Lunge estático

 

 

Faça o lunge com a perna direita à frente e mantenha essa posição por 30 segundos. Na segunda repetição do exercício, troque de perna e faça essa posição com a perna esquerda à frente.

Não esqueça repetir pela segunda vez estes exercícios, fazendo os lunges alternadose o lunge estático com a perna esquerda antes de avançar para os exercícios de trícep.

 

 

 

Exercícios para tríceps

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1. Tríceps com cadeira

 

Este é o único exercício do plano que necessita de algum equipamento extra. Para isso, coloque perto de você uma cadeira ou uma mesinha forte e depois coloque as palmas das mãos na beira da cadeira como mostra a imagem. Estique as pernas e sente lentamente em direção ao chão, até formar um ângulo de 90º com os cotovelos, e volte a subir, sem nunca tocar no chão. Repita o exercício por 30 segundos.

Se o exercício for muito difícil experimente colocar os pés mais perto, sem esticar as pernas, pois isso diminui o peso que é necessário levantar com o músculo.

 

 

2. Tríceps estático

 

Faça novamente o exercício, mas quando descer mantenha a posição entre 20 a 30 segundos, e só volte a subir depois desse tempo, para descansar.

Esse exercício é excelente para tonificar o músculo e, por isso, pode provocar uma grande sensação de queimação. Caso esteja doendo muito, experiemente dobrar os joelhos.

Repita estes 2 exercícios mais uma vez e, no final, faça uma pausa de 30 segundos antes de avançar para os exercícios de gémeos. Aproveite para beber um pouco de água e recuperar energia.

 

 

 

Exercícios para gémeos

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1. Elevação dos gémeos

 

Coloque-se de pé e levante os pés até ficar apenas com os dedos apoiados no chão e as pernas esticadas, depois volte a descer, mas não toque com o calcanhar no chão, e suba novamente. Faça esse exercício por 30 segundos.

Para aumentar a intensidade do exercício, faça-o apenas com um pé apoiado no chão e depois troque o pé na segunda repetição do exercício.

 

 

2.Gémeos estáticos

 

Repita o exercício anterior mas mantenha a posição com o pé levantado, entre 20 a 30 segundos. Se estiver fazendo o exercício com mais intensidade, deve trocar de pé na segunda repetição.

Volte a fazer esta série de 2 exercícios mais uma vez antes de descansar 15 segundos e passar para os exercícios de abdominal.

 

 

 

Exercícios para abdominal

 

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1. Abdominal tocando os pés

 

Deite-se no chão e levante as pernas esticadas o mais alto que conseguir, depois levante ligeiramente as costas do chão e, com os braços esticados, tente chegar com a mão o mais próximo do pé que for possível. Volte a deitar as costas no chão, mas não desça as pernas, e repite por 30 segundos.

Se este exercício for muito difícil, comece fazendo abdominais tradicionais, levantando apenas ligeiramente as costas do chão e mantendo os dois pés apoiados no chão.

 

 

2. Abdominal estático

 

Repita o movimento do exercício anterior, mas mantenha a posição quando está com as costas levantadas e com as mãos próximas dos pés, por 30 segundos ou até não aguentar mais.

Faça esta série de exercícios mais uma vez antes de avançar para os exercícios de abdominal lateral.

 

 

 

 

Exercícios para abdominal lateral

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1. Prancha lateral subindo e descendo

 

Deite-se de lado e levante o corpo tocando apenas com o antebraço e os pés no chão. Mantenha o corpo reto, como mostra a imagem, e depois desça e suba o quadril ligeiramente, mas sem nunca tocar com o bumbum no chão. Repita esse movimento por 30 segundos.

Se achar o exercício muito difícil, faça a prancha lateral mantendo os joelhos apoiados no chão.

 

 

2. Prancha lateral estática

 

Repita o exercício anterior, mas em vez de descer e subir o quadril, mantenha a posição por 30 segundos sem deixar cair o quadril.

Não se esqueça de repetir esta série mais uma vez, mas troque de lado para trabalhar os músculos do outro lado do abdominal, na segunda repetição. Depois descanse 15 segundos e avance para o último exercício.

 

 

 

 

Exercícios para costas

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1. Posição Super-homem

 

Para fazer este exercício, deite-se no chão com as pernas e braços esticados, depois levante ligeiramente as pernas e os braços e volte a descer. Repita o exercício por 30 segundos.

 

 

2. Super-homem estático

 

Repita o exercício anterior, mas fique na posição com os braços e pernas elevados do chão, como mostra a imagem, durante 30 segundo.

Antes de terminar o plano, repita estes 2 exercícios novamente e depois faça alongamentos para evitar lesões musculares. 

 

 

Estes exercícios foram transcritos na íntegra para que possam assimilar da melhor forma possível e cumprirem os requisitos necessários. Espero que este treino vos seja útil nas vossas rotinas e que efetivamente consigam implantar uma rotina saudável, cuidando da pessoa mais importante da vossa vida. 

 

 

Desafio de Quaresma: desintoxicação do corpo e da mente

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O Carnaval já lá e vai e com ele toda a folia associada. Diz a religião católica que é tempo de sacrifício e do chamado jejum da carne nos 40 dias antes da Páscoa. Colocando opções religiosas de parte, este período que inicia hoje trouxe-me uma certa inspiração e mesmo concordância com a perspetiva do Papa Francisco, segundo ele devemos aproveitar está época para fazermos:

 

  • jejum de palavras negativas e dizer palavras bondosas;
  • jejum de descontentamento e enchermo-nos de gratidão;
  • jejum de raiva e enchermo-nos de paciência;
  • jejum de pessimismo e enchermo-nos de esperança e ótimismo.

 

Temos hoje, dia um de Março, dia após o Carnaval um oportunidade para jejuarmos e colocarmos mãos à obra para novas práticas. Desafio-vos hoje a estabelecerem novos padrões, novos modos de fazer e pensar para a vossa vida. Dizem que um hábito se cria em vinte e um dias, nós temos 40 a partir de hoje até ao próximo dia 16 de Abril para instituirmos na nossa vida uma mudança dia após dia. Hoje é um novo começo, uma nova oportunidade para fazermos jejum de tudo o que nos intoxica e criarmos um novo Eu, mais saudável e revitalizado. É hoje dia de darmos ao nosso corpo aquilo que ele necessita, simplesmente porque Eu Mereço!

 

Desafio-vos a começarem comigo uma jornada de bem-estar físico e psíquico, mas um desafio grandioso que não irá servir para pessoas de vontade fraca. Hoje é o dia em que me comprometo a mimar o meu corpo com aquilo que ele realmente necessita, nutri-lo com os alimentos que precisa e exercita-lo como uma prioridade. Vou optar por produtos naturais ao invés dos químicos, vou fazer do meu corpo o meu templo.

Durante os próximos quarente dias vou também cuidar da minha mente, se preparo meu corpo para sair de casa todos os dias, também tenho de preparar a minha mente. Este desafio mental que vos proponho tem como objetivo instituir hábitos que nos permitam usufruir de um novo nível de sucesso pessoal e profissional.

 

Para colocarmos em marcha a nossa ação precisamos de limpar o jardim da nossa mente e estarmos conscientes dos possíveis desvios que podem surgir causados pelos nossos hábitos anteriores. Quando esses padrões surgirem, o que temos de fazer é:

 

  • ter definido o que realmente queremos, que é ter controlo sobre a nossa vida;
  • termos uma alavanca, imagina o quão maravilhoso seria passar a ter controlo da nossa mente, corpo, relacionamentos e finanças.
  • interromper o padrão que nos restringe e iniciar uma Dieta Mental, assumirmos as rédeas e todos os pensamentos, eliminando os negativos  que nos aprisionam.

 

Posto isto, nos próximos quarenta dias vamos assumir o controlo das nossas emoções e da nossa mente, decidindo agora que não vamos remoer pensamentos e emoções desgastantes. Vamos limpar o nosso corpo de tensões tóxicas e com esta consciencialização constante vamos com certeza darmos conta da quantidade de pensamentos limitadores que nos tornam improdutivos todos os dias e nos impedem de uma vida detox e com mais energia.

 

Os problemas estão lá, não podemos fazer de conta que nada se passa, mas podemos mudar a forma como nos colocamos perante o desafio.

 

 

"Na vida, não gastes mais do que dez por cento do teu tempo com o problema e gasta pelo menos noventa por cento do teu tempo com a solução."

 

 

Neste nosso objetivo, a ideia é gastar 100% do tempo nas soluções, adotando uma postura de determinação e boa-disposição.

 

 

 

Regras do desafio

 

 

Regra n.º 1: Nos próximos 40 dias não vou cismar em pensamentos e sentimentos estéreis. Não vou usar perguntas e vocabulário enfraquecedores.

 

Regra n.º 2: Quando fraquejar vou utilizar logo de seguida perguntas de resolução de problemas que vos falei no post anterior (O que posso aprender com isto?; O que ainda não é perfeito?...) e todas as manhãs e noites farei as perguntas-chave que me servem de fio condutor e não vão despender muito do meu tempo, pois podem ser feitas durante o duche, uma refeição...)

 

Regra n.º 3: Neste período vou ainda focar-me nas soluções em qualquer desafio que surja.

 

Regra n.º4: Se por acaso der por mim a remoer em assuntos que me esgotam, não há motivo para alarme desde que mude imediatamente o padrão.

 

 

Vamos exigir hoje a nós mesmos novos resultados e não vamos ceder a nenhuma chantagem emocional, vamos ter energia o suficiente para enfrentarmos os desafios, vamos sair da zona de conforto, vamos interromper padrões, criar alternativas fortalecedoras perante os obstáculos e vamos criar valor, mudança, novos hábitos: vamos superar-nos!

 

 

 Texto baseado no autor Anthony Robbins

 

 

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